domingo, 17 de março de 2013

AQUECIMENTO ESPECÍFICO

     É muito comum ver nas academias o tal aluno, que acabou de chegar, ir diretamente para um supino, colocar 30 ou 40kg de cada lado, e já realizar a sua série. Isso é um grande erro, pois aumenta a chance de lesões nas articulações e tendões! Pior ainda, aquele que começa a fazer o agachamento e já coloca sua carga de treino direto, e ao passar de umas semanas reclama de dor no tendão patelar, ou no joelho, e pára de realizar este excelente exercício, e diz que o agachamento não deve ser feito, que é um exercício que destrói o joelho.
     A coisa mais prudente a se fazer é realizar o aquecimento específico, que quase ninguém faz! É simples e fácil, e irá ajudar a colocar mais carga no exercício, além de evitar as possíveis lesões!

     Antes de iniciar o treino propriamente dito, no agachamento por exemplo, faça em torno de 20 repetições apenas com a barra, depois coloque 5 ou 10kg e faça mais 12 ou 15 repetições. Se for necessário faça mais uma série com um pouco mais de carga e realize mais 12 ou 15 repetições. Se ainda sentir que esta frio, ou algum incomodo na articulação, faça algumas séries de extensora bem leve.
     Esses procedimentos, antes de realizar as cargas mais pesadas, irão levar sangue com nutrientes para o grupo muscular que será usado, além de aumentar a produção do líquido sinovial, que é como se fosse um lubrificante para a articulação, evitando seu desgaste, assim seu corpo estará preparado  para chegar a falha muscular na próxima série com segurança!
   


Prof. Yesudian Yamada da Gama
CREF: 014532G/PR
Fisiologia do Exercício
Mestre em Biociências

Apoio:

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Eu andei lendo um post seu sobre whey e malto esclarecendo da importância dos carboidratos na reposição muscular no pós-treino. Como este post está mais recente resolvi tentar tirar minha duvida por aqui.
    Eu comprei um whey que possui 36g de proteína e 18g de carbo, mas este veio em um "kit" junto com malto,creatina e bcaa.
    Tenho 1,80 e 89kg e meu objetivo é crescer mas eu possuo um pouco de gordura abdominal que não cogito em aumenta-la.
    Tento manter uma dieta balanceada para que a gordura não aumente e que eu obtenha crescimento muscular com relativa perda de gordura.
    A minha dúvida é que se o carboidrato existente no whey conseguiria satisfazer minhas necessidades e se é de boa qualidade(alto IG, eu acho que seria a boa qualidade) ou se eu deveria tomar malto em pequenas ou grandes quantidades!
    Agradeço desde já e eu realizo aquecimento localizado!! hehe

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo!
    Fico feliz de te-lo como leitor!
    Na maioria dos casos, principalmente referentes a quem treina musculação, seja para crescer ou secar, o carboidrato é fundamental no pós treino.
    Carbos de alto IG são importantes no café da manha e no pós treino. Nos outros horários é interessante manter médio e baixo IG para evitar gordura.
    Para saber a quantidade de carbo necessária em cada refeição e nos shakes, é importante consultar um especialista em NutriçãoEsportiva.Só ele saberá as quantidades ideais de macronutrientes para o seu peso altura idade nível de condicionamento objetivo metabolismo biótipo, etc. Um abraço e bons treinos!

    ResponderExcluir