sexta-feira, 21 de junho de 2013

RESULTADOS OBTIDOS EM 1 E 3 MESES

     Quando iniciei os treinos para competição em 2011, para competir em 2012, pensei que iria competir apenas uma vez para sentir na pele como seria essa preparação, traçando objetivos, treinando todos os dias e mantendo uma dieta severa por todo esse tempo. O sacrifício é grande! Nada de matar os treinos, nem de comer o que quer! Nada de festas, bebidas e noites em claro! Mas quando você chega ao fim, com um shape que você sempre quis, tudo vale a pena! Independente do resultado na competição eu me sinto realizado ao concluir uma preparação e ver que progredi, o quanto aprendi e o que posso melhorar para o próximo ano! Por isso resolvi competir de novo em 2013, adaptando algumas coisas e testando novas metodologias, periodizações e finalizações, juntamente com meu amigo e treinador Flávio Cassiano.

     Essa primeira imagem foi da minha primeira competição, onde optamos por secar ao máximo pois volume era e ainda é minha maior dificuldade. Terminei o OFF (fase fora de competição, ou seja onde aumentamos o volume muscular) com 96kg, e fui competir com 82kg, ou seja, perdi 14kg, mas consegui ficar com uma boa definição, em torno de 2.5% medido com o protocolo jackson e pollock com 7 dobras usando o plicometro clínico. Fiquei em 4º lugar no estreantes NABBA 2012.
     Ao terminar essa preparação em 2012, fiquei muito motivado a treinar mais, e tentar melhorar para o próximo ano! Voltei a treinar e a comer mais para aumentar o volume muscular, e corrigir alguns defeitos de proporção, principalmente de membros inferiores. No meio do ano me surgiu a possibilidade de abrir uma academia Academia CuritibaFIT com dois sócios, então acabei saindo do foco por uns 3 meses, e cheguei a ficar um mês sem treinar e fazer dieta, e junto com isso estava no meio do meu Mestrado na PUCPR, que também me consumiu e como tinha mudado o foco, acabei perdendo uns 5kg neste 1 mês, além de aumentar o % de gordura. Essa piora no shape dá uma boa desanimada, mas logo que a correria diminuiu, consegui retornar a rotina de treinos e dieta, terminando o novo OFF com 103kg, e competi com 90kg.
     Nessa preparação quis melhorar meus quadriceps e ganhar mais volume, tentar competir mais pesado, mas não foi uma boa ideia, pois não sequei como da primeira vez, e o shape no palco não ficou da forma que eu esperava. Na foto abaixo da pra ver que a qualidade muscular e os cortes não estavam aparentes, e ainda havia liquido e tecido adiposo a se perder.  Nesta competição fiquei em 6º lugar no estreantes NABBA 2013.


     Após essa competição, eu pretendia dar uma descansada, e competir só em 2014, porém a IFBB iria inciar suas competições em Curitiba 3 meses depois, então havia tempo de eu me preparar mais uma vez, e com meu parceiro e técnico Flávio Cassiano, conversamos e preparamos um OFF seco, e uma dieta de pré contest bem limpa e rígida, além de um carbup limpo, e felizmente acertamos na finalização, onde acredito que fiquei em minha melhor forma até agora! 89kg 2.3% de gordura, com minhas coxas bem melhores do que nunca! Fiquei em 2º lugar no estreantes IFBB PR 2013, na categoria culturismo clássico até 1,90m.

                                                                     89kg 2.3% BF

     Nesta ultima competição acertamos em cheio e percebemos como meu corpo funciona. Consegui corrigir alguns defeitos e entrar bem seco, ficando em minha melhor forma até hj, porém ainda falta muuuitoo para chegar onde quero! Por isso logo que terminei essa competição em junho de 2013, ja iniciei a preparação para competir em julho de 2014, no paranaense da IFBB, seletivo para o brasileiro. Ainda estou 5 ou 6kg abaixo do limite da minha categoria, então até ano que vem pretendo ganhar esse peso seco, e entrar com uns 94kg mais seco que este ano, arrumando alguns pontos como posteriores de coxa, volume dos braços e continuar aumentando o volume em geral.

     Vejam que em 1 ano e 3 meses, o ganho real de massa muscular não foi muito grande, em torno de 7kg. Se eu não tivesse perdido o foco no ano passado, devido ao trabalho e ao meu mestrado, talvez tivesse conseguido ganhar uns 8 ou 9kg. Mas percebam o quanto é difícil e o quanto demora para se conseguir 7kg de massa muscular. Fazer um OFF e ganhar 20kg de músculo é impossível em um ano. Mas ganhar 20kg somando músculo, tecido adiposo e retenção hídrica, aí fica fácil. Mas o que queremos são ganhos reais! Por isso não se pode ter pressa e devemos manter o foco durante todo o ano.

     Fiz este post com intuito de mostrar como nosso trabalho é feito, estimular meus alunos, e mostrar um pouco do bodybuilding/fisiculturismo para quem ainda não conhece!

     Um abraço a todos, até mais!!


Prof. Yesudian Yamada da Gama
CREF 015432-G/PR
Fisiologista do Exercício
Mestre em Biociências
Consultor Esportivo e Personal Trainer