domingo, 27 de julho de 2014

A MUSCULAÇÃO EMAGRECE, OU MELHOR, SECA!!!

     Muitos pensam que a musculação serve apenas para desenvolver músculos, ficar inchado e com as veias estourando. Mas não é assim! A musculação serve tanto para quem quer hipertrofiar (crescer a musculatura), quanto para quem quer melhorar a postura, saúde óssea, articular, cardiorespiratória e também emagrecer.

     Mas vamos focar apenas no emagrecer hoje! Quando se realiza um treino de musculação intenso, a quantidade de energia gasta é muito grande, e pode variar de 250 a 600kcal por sessão de treino! Além disso, ao contrário de uma caminhada ou um exercício aeróbico leve, a musculação te deixa queimando mais kcal mesmo em repouso por 24 a 48hrs após o treino! Thorton e colaboradores, mostrara em um estudo, que quanto mais intenso o exercício, maior é o seu consumo de energia em repouso após o exercício, e aumenta de 20 a 30% da atividade lipolítica, ou seja, aumenta de 20 a 30% o funcionamento e mecanismo de queima das células adiposas!

     Então na prática seria mais ou menos assim: você vai pra academia e faz um bom treino de membros inferiores, agachamento, passada, leg press, extensora, flexora, etc.. bem intenso, intervalo curto, atingindo a falha em todas as séries. Além de você ter gasto em media de 500kcal, ao chegar em casa você ainda estará queimando kcal, por mais 2, 3 ou 4 dias. Isso acontece porque a sua musculatura depletou o glicogenio muscular (a energia do músculo), atém de ter gerado microlesões nas fibras musculares. E para que a musculatura regenere as fibras, o glicogênio, para que a musculatura aumente a quantidade de mitocondrias, capilares, enzimas, etc, o teu metabolismo fica em funcionamento e gasta energia pra realizar essas atividades. Isso tudo aliado a uma dieta hipocalórica, fará com que boa parte dessa energia gasta venha de seu próprio tecido adiposo!

     Então veja que maravilha, você treina apenas 1 hora por dia, e continua queimando kcal nos dias seguintes!

     Sugiro que o treino com musculação seja feito pelo menos 3x por semana em dias alternados (segunda, quarta e sexta por exemplo), para que o metabolismo fique acelerado pela semana toda. E caso haja muita dificuldade de perda de gordura, ou que haja a necessidade de deixar o % de gordura muito baixo como para uma competição, pode sim incluir o aeróbico 3x por semana ou mesmo todos os dias.

     Segue abaixo a foto do inicio de minha preparação em fevereiro de 2014, e 1 dia antes da competição em maio de 2014. Utilizei cardio apenas nas duas ultimas semanas, como forma de aumentar o gasto energético além do treino de musculação 6x por semana e uma dieta com redução gradual de carboidratos.


                 Fevereiro 2014                                                                 Maio 2014


    Bom treino e dieta a todos! E quem tiver dúvidas, pode escrever abaixo, ou entrar em contato:

facebook Yesudian Yamada da Gama
instagram @yesudian
e-mail yesudianyamada@hotmail.com

Um abraço!

Prof. Yesudian Yamada da Gama
CREF 014532G/PR
Fisiologista do Exercício
Mestre em Biociências


REFERÊNCIAS:

Thorton MK et al. Effects of resistance exercíse bouts of different intensities but equal work on epoc. Med Sci Sports Exerc. 2002 (34).

Foureaux G e colaboradores. Efeito do consumo excessivo de oxigênio após o exercício e taxa metabolica de repouso no gasto energético. Revista brasileira de medicina do esporte. Ano 2006, vol 12 n 6.