domingo, 5 de outubro de 2014

TERMOGÊNICOS

     O que são? Pra que servem? Realmente funcionam? Posso tomar? Quais as diferenças entre tantas marcas no mercado?

     Agora que falta pouco tempo pro verão, muitos vem me perguntando sobre essa categoria de suplementos: os queimadores.

     Os termogênicos, ou queimadores, são suplementos que aceleram seu metabolismo por meio de substâncias naturais ou não.

     A maioria deles são os mais simples, que são compostos apenas por cafeína. Geralmente eles possuem de 100 a 420mg de cafeína por capsula. A cafeína estimula o SNC (sistema nervoso central) e aumenta a lipólise (quebra da molécula de gordura). Para se ter uma ideia, uma xícara de café contém em média 100mg de cafeína (o café expresso possui mais ainda), então se você não quer gastar com suplementos e for um amante do café, pode utiliza-lo como um termogênico. Para se equivaler a uma capsula do termogênico, teria que ingerir de 2 a 4 xícaras de café. A foto abaixo é um exemplo deste termogênico mais simples:








     Outros termogênicos mais completos e geralmente importados possuem além da cafeína, compostos naturais como extrato de casca de laranja amarga, extrato de gerânio, entre outros extratos de plantas que possuem efeito similar ao da adrenalina, ou que estimulam a regulação dos hormônios da tireóide, que aceleram ainda mais seu metabolismo. Além disso alguns possuem também alguns compostos diuréticos como o chá verde e gengibre, que ajudam a eliminar o excesso de liquido subcutâneo, melhorando a aparência da pele. Abaixo um exemplo de um termogênico mais completo:





     O oxielite pro (suplemento acima mencionado) foi proibido no Brasil por conter 1,3-dimethylamylanine, substância não autorizada pela ANVISA para a venda aqui. Então criaram uma nova fórmula sem este composto, para ser liberada a comercialização. Lá fora nos EUA e diversos outros países sua venda é liberada. O problema é que lá fora, a empresa pode criar uma formula secreta, onde ela não coloca a quantidade dos compostos na tabela nutricional (veja na tabela nutricional acima "proprietary blend". Este é um dos pontos pelo qual não é possível sua venda aqui.

     Lá fora também existem termogênicos que possuem substâncias sintéticas, como efedrina, sibutramina e outros fármacos que reduzem o apetite e aceleram o metabolismo, que aqui no Brasil são proibidos, por possuírem alguns efeitos colaterais e aqui só devem ser utilizados com prescrição médica.


    Agora a parte mais importante: o termogênico seja qual for não vai fazer milagre, ele apenas irá auxiliar no seu processo de emagrecimento SE VOCÊ JÁ ESTIVER FAZENDO SUA DIETA E SEU TREINO CORRETAMENTE. Eu gosto de usa-los depois de um tempo em dieta, quando  meu metabolismo começa a não responder como no início da dieta, para secar aquela gordurinha final, para ficar com o % de gordura abaixo de 7-8%. Isso porque meu metabolismo é acelerado e tenho facilidade em secar.





     Se você tem problemas para dormir, hipertensão ou algum problema cardiovascular não é aconselhável usar os termogênicos antes de consultar seu médico.

   
     Lembrando mais uma vez que os suplementos servem como um auxilio para sua dieta e treino, e não para substituição. São importantes para um melhor resultado? Sem dúvida!! Mas se alguém me dizer que só tem "x" reais por mês para gastar com sua preparação e perguntar a minha opinião, eu irei dizer para gastar tudo na feira e no mercado comprando batatas, arroz, vegetais, aveia, queijos, claras, frango, peixes, depois contratando um treinador e um nutricionista, e se sobrar dinheiro, ai sim comprar os suplementos que forem necessários para a fase em que se encontra.